segunda-feira, 27 de junho de 2011

Trufas de chocolate amargo, limão e mel

Mais uma opção de presentinho de comer! Fiz essas trufas para agradar minha prima Heloíza e o marido Lincoln, que nos receberam super bem na casa deles! A receita é do chef Pierre Hermé (extraída de Chef: segredos e receitas, ed. Melhoramentos).  Apesar do tamanho - eu copiei bem como está no livro, é super simples e rápido de fazer. A textura é um pouco mais cremosa do que as trufas tradicionais, por isso também pode ser usada sob tortas, frutas... Conservam-se em geladeira por até duas semanas. Ah, eu fiz meia receita e renderam cerca de 25 docinhos.



Ingredientes:
95g manteiga
440g chocolate amargo (com 60-70% cacau)
325ml creme de leite fresco
raspas da casca de um limão
50g (3 cl. sopa) suco de limão
50g mel

Cobertura:
raspas finas da casca de 1/2 limão
120g açúcar refinado
120g cacau em pó

1) Prepare a cobertura de véspera. Misture as raspas de limão com o açúcar e esfregue entre as palmas das mãos. Espalhe uma fina camada sobre uma assadeira antiaderenet e deixe secar durante a noite, à temperatura ambiente.
2) No dia seguinte, corte a manteiga em pedaços, coloque em uma tigela e deixe amolecer à temperatura ambiente. Reserve. Pique o chocolate em pedaços pequenos com uma faca de lâmina serrilhada e coloque-o em uma tigela grande.
3) Ferva o creme em uma panela. Raspe a casca de limão sobre o creme. Retire do fogo e deixe em infusão por 10 minutos. Volte a panela ao fogo e leve quase à fervura. Retire do fogo.
4) Em uma outra panela pequena, misture o suco de limão e o mel. Aqueça sem deixar ferver (essa parte eu fiz no micro-ondas).
5) Despeje metado do creme fervente sobre o chocolate, mexendo com uma colher de pau. Comece pelo centro, em círculos pequenos, depois mova a colher para as beiradas. Junte o restante do creme e repita o processo. Acrescente a mistura de suco de limão e mel.
6) Quando o ganache estiver macio, acrescente aos poucos os pedaços de manteiga, mexendo delicadamente. Leve para gelar por, no mínimo, 30 minutos, até o ganache engrossar.
7) Mexa o ganache com cuidado antes de despejar dentro de um saco de confeitar com bico n. 9 (eu fiz as bolinhas com colheres mesmo). Molde bolas de ganache em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve para gelar por 2 horas.
8) Misture o cacau com o açucar aromatizado com limão, assegurando-se de que o açúcar esteja perfeitamente seco. Espalhe sobre uma forma. Usando um garfo, role as bolas de ganache no pó. Retire com uma colher furada e coloque numa peneira para remover o excesso de cobertura. Guarde em uma vasilha hermética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado aqui!