sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ratatouille!

"O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa picar, triturar, mas podemos traduzir também como ragoût de legumes ou prato de berinjelas. [Pequeno Dicionário da Gastronomia]" Fonte: wikipédia.



PS: Na primeira foto está pronto; na segunda, cru (antes de ir pro forno). Essa receita é muito saudável (light na medida certa) e faz sucesso aqui em casa. Costumo variar os ingredientes conforme o que tenho na geladeira. Mas o básico é:

1 berinjela média
1 abobrinha média
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 tomates
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde

Lave bem todos os legumes e corte a berinjela e a abobrinha em rodelas (pode ser também em tiras, mas eu acho que assim fica melhor aproveitado). A cebola, em pétalas; o alho apenas descascado; o tomate sem sementes, em tamanhos médios e os pimentões em quadrados. Unte bem uma forma de vidro com azeite de oliva e vá dispondo os legumes em camadas alternadas. Eu gosto de usar um sachê do temperinho "meu segredo" e orégano ou manjericão, mas dá pra salpicar apenas sal. Regue com azeite de oliva a gosto, espalhando bem com um pincel. Leve para assar em forno médio-alto (200º) por, aproximadamente, uma hora. Pode-se servir apenas com um pãozinho ou como acompanhamento de uma carne grelhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado aqui!