quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Suflê de atum

Semana passada fui visitar meus pais em Chapecó e por isso deixei de atualizar o blog... Não é que eu não tenha feito comida (pelo contrário, aproveitei que tinha bastante gente e testei várias receitas!), mas lá o pessoal não costuma ter a máquina fotográfica sempre à mão, então quando eu via, já tinham comido tudo! heheheh
Esses últimos dias estão corridos, então vou postar uma receita clássica (minha), que eu sempre faço e todo mundo adora: o suflê de atum. A receita é bem fácil, mas é imprescindível assar na forma própria - uma refratária de cerâmica canelada. Eu uso de um litro. 

 SUFLÊ DE ATUM 
  • 3 ovos
  • 1 colher (sopa) farinha de trigo
  • 1 pitada de sal e pimenta do reino
  • 1 colher (sopa) manteiga derretida
  • 3 colheres (sopa) queijo ralado
  • 1 lata de atum escorrido
  • 1 caixinha creme de leite 
  1. Bata as claras em neve.
  2. Coloque em uma panela a manteiga e a farinha e leve ao fogo até obter uma pasta (se estiver com muita pressa, dá pra fazer essa parte no micro-ondas). Retire do fogo e adicione o creme de leite e as gemas. Misture bem e tempere com o sal e a pimenta. Acrescente o atum.
  3. Incorpore delicadamente as claras em neve.
  4. Asse em forno médio em forma refratária previamente untada e polvilhada com farinha de rosca, por aproximadamente 30 min.
Dicas: suflês devem ser assados em forno quente; se o recipiente for grande, o ideal é deixar por 10 min e depois abaixar a temperatura para média até terminar de assar. As claras não devem estar geladas para serem batidas em neve. Pode-se acrescentar uma pitada de sal para manter a consistência, tomando cuidado para não batê-las em excesso (não devem ficar opacas).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado aqui!