segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nhoque da Fortuna!

"Conta a lenda que São Pantaleão, numa distante noite de 29 de dezembro do século 4, perambulava, maltrapilho, por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu à porta de uma casa. A família, numerosa, não tinha comida sobrando, mas, apesar disso, o patriarca fez questão de dividir o pouco que havia para o jantar com o desconhecido. A família, reunida em torno de uma grande e pobre mesa, comeria nhoque. E, ao dividi-lo com São Pantaleão, cada um dos filhos e filhas do dono da casa (além dele próprio e da esposa) teve de se contentar com sete pedacinhos de massa. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Só quando recolhia os pratos da mesa é que o patriarca descobriu que, embaixo de cada um deles, havia bastante dinheiro." Fonte: Terra.

Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é Dia do Nhoque da Fortuna (ou Nhoque da Sorte). E o ritual é o seguinte: primeiro, coloca-se dinheiro sob o prato; depois, comem-se os primeiros sete pedacinhos de nhoque em pé, fazendo um pedido para cada um deles; só então a família, reunida, se senta à mesa e come à vontade.

Eu adoro nhoque, então a tradição é só mais uma desculpa pra saborear! O único detalhe é que ainda não me arrisquei a fazer a massa... hehehe Comprei pronta de uma loja especializada, caseira. Ontem eu fiz com bife rolê e molho, receita do livro Dona Benta.


6 bifes finaos (100g cada) de coxão mole
2 dentes de alho picados
1 cl. (chá) sal
1/2 cl. (café) pimenta-do-reino
1 cl. (café) vinagre
4 ovos cozidos e descascados
5 cl. (sopa) óleo
2 cebolas picadas
1 xíc. caldo carne fervente
1 folha louro
Folhas de manjericão
1 maço pequeno de cheiro verde amarrado
2 xíc. tomate batido no liquidificador

1 - Tempere a carne com o alho, o sal, a pimenta e o vinagre. Pique grosseiramente os ovos cozidos.
2 - Coloque sobre cada bife um pouco do ovo picado, enrole-o e prenda com dois palitos ou linha grossa. Deixe-os de reserva.
3 - Leve o óleo ao fogo até esquentar bem. Frite os bifes até deixá-los corados. Adicione a cebola picada e doure.
4 - Acrescente um pouco do caldo fervente e tampe a caçarola por dois minutos para refogar as cebolas e os bifes.
5 - Junte-lhes os louro, o manjericão, o cheiro-verde, o tomate batido e o caldo restante. Tampe a caçarola. Deixe ferver, em fogo brando, por 20 min, para reduzir o molho e amaciar os bifes.
6 - Elimine as folhas de louro e o cheiro verde e sirva acompanhando o nhoque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu recado aqui!