quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Risoto de forno de abobrinha e bacon

Vi essa receitinha num blog e fiquei, digamos assim, no mínimo curiosa. Aí a receita se encaixou com o que eu tinha na geladeira e resolvi testar. Não é que ficou bem gostoso? Só uma coisa: pra quem é apaixonado por risoto, devo dizer que a testura não é a mesma... fica mais parecido com um arroz de forno.
Ah, lembrei da minha amiga Camila, que adora abobrinha! Espero que aprove!
Eu fiz uma porção pra duas pessoas, bem servida.



Risoto de forno de abobrinha e bacon1 xícara de arroz arbório ou carnaroli
600ml de caldo de galinha ou legumes
1 colher de manteiga sem sal
250g de abobrinha picada
100g de bacon
parmesão ralado
sal e pimenta do reino moída na hora
1 colher (sopa) de salsinha picadinha

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque o arroz, o caldo, a manteiga e a abobrinha em uma tigela funda que possa ir ao forno. Misture bem e tampe com uma tampa própria ou papel alumínio. Asse por 30 minutos ou até que o arroz esteja macio – o risoto estará bem líquido.
Enquanto o risoto estiver no forno, frite o bacon. Eu testei uma novidade que vi na internet: bacon no micro-ondas! O negócio é envolver o bacon com papel toalha e ir cozinhando em potência alta, de um em um minuto. Acho que é mais fácil com fatias, mas eu só tinha o picado. No final deu certo, só demorou um pouquinho. Gostei muito, porque não fica cheiro na casa e parece que não fica tão gorduroso.  
Retire o risoto do forno, junte o sal, a pimenta, a salsinha e o parmesão e mexa bem por 2 minutos até que fique cremoso. Para servir, coloque porções de risoto em pratos e cubra com o bacon.

Um comentário:

Deixe seu recado aqui!