terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Folhado de palmito!

Fiz esse salgado para o mesmo chá da tarde, mas ele é um quebra-galho (porque a massa folhada você compra pronta) e serve para vários momentos, como lanche, entrada, acompanhamento e até mesmo jantar. Dá pra fazer vários recheios (o que sua imaginação permitir!), como espinafre com ricota, presunto e queijo, queijo e tomate.... Eu optei por esse de palmito, que na verdade é um recheio de empada. Acontece que a turma tinha intolerância à lactose, então esse não leva leite, mas assim mesmo fica bem cremoso!




Massa:
Eu usei uma da AROSA, que eu acho ótima.

Recheio:
1 vidro de palmito picado
2 cl. azeite de oliva
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e sem sementes
1 xíc. água
4 cl. farinha trigo
3 cl. azeitonas picadas
1 cl. salsinha picada
sal e pimenta do reino

Refogue a cebola e adicione o palmito, o alho, a pimenta e os tomates. Adicione um pouco de água para formar um molho e deixe cozinhar por alguns minutos. Desmanche a farinha na água e acrescente à mistura para engrossar, mexendo sempre. Por último, junte a salsinha e as azeitonas e acerte o ponto de sal e pimenta. Deixe esfriar (pode ser conservado na geladeira).

Montagem:
Retire a massa folhada da geladeira com antecedência, conforme instruções da embalagem.
Coloque o recheio no meio, feche as pontas e dobre como um envelope. Pincele uma gema batida e leve para assar em forno médio (200º) por uns 40 min - ou até dourar e assar bem.

domingo, 4 de dezembro de 2011

Cupcake de fubá e goiabada!

Esse cupcake (simples e delicioso!) fez parte de um chá da tarde que eu preparei para encontrar as amigas e seus filhotes!!! Muito bom! A receita é do chocolatria. Também dá para fazer numa forma pequena de bolo.




Ingredientes: (para 12 bolinhos)

120ml de óleo de girassol
2 ovos grandes
150g de açúcar
120ml de suco de laranja
145g de farinha de trigo peneirada
100 g de fubá
2 colheres (chá) de fermento em pó
raspas da casca de 2 laranjas

Cobertura de goiabada:

Cerca de 200 g de goiabada lisa, cortada em quadradinhos
Suco de 1 laranja bahia – ou qualquer outra que tiver em mãos
Derreta a goiabada  com o suco no micro-ondas em potência baixa, mexendo de pouco em pouco (como para ganache), até virar uma geleia. Coloque sobre os bolinhos já frios.

Modo de Fazer:

Pré-aqueça o forno a 180ºC. Disponha as forminhas de papel na fôrma de muffin.
Em uma tigela grande, misture o óleo, os ovos, o açúcar e o suco de laranja. Adicione a farinha, o fubá, o fermento, o sal e as raspas de laranja. Bata gentilmente até misturar os ingredientes.Coloque a massa nas forminhas de papel, preenchendo cerca de 3/4 da capacidade desta. Detalhe: eu ainda resolvi rechear com mais um pedacinho de goiabada! Aqui o segredo para não descer é cortar em cubinhos e passar na farinha de trigo; só depois coloque sobre o bolo e cubra com mais um pouco de massa - fica tipo uma colher de sopa, recheio e mais uma colher bem cheia. Leve para assar por cerca de 15-20 minutos, ou até que esteja seca ao espetar um palito.

sábado, 12 de novembro de 2011

Quiche de alho-poró

Mil anos depois... eis que reaparece a margarida! hehehe
Essa receita é clássica (embora existam algumas variações) e quero postá-la para minha mãe, que vai se aventurar na cozinha e testar a forma nova que eu mandei de presente! Boa sorte!



Massa:
1 e 1/4 xíc. de farinha de trigo
1/3 xíc. de manteiga gelada
1 ovo
1 colher (sopa) de água
1/2 cl. (chá) de sal

Recheio:
1 e 1/4 xíc. de creme de leite
3 ovos
2 cl. (sopa) manteiga
2 alhos-porós graúdos
100g queijo emmenthal ralado grosso
2 cl. (sopa) parmesão ralado
sal e pimenta a gosto

1) Prepare a massa colocando a farinha em um mármore (ou um recipiente grande) e faça um buraco no meio. Bata levemente o ovo com a água e o sal. Reserve. Coloque a manteiga gelada cortada em cubos no centro da farinha e misture para incorporar. Adiciono o ovo e ligue a massa. Deixe descansar por uns 20 minutos.

2) Aqueça o forço em médio (180-200º). Abra a massa fina com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma assadeira com aro removível de aproximadamente 22 cm de diâmetro. Faça alguns furos no fundo e (aqui um detalhe para a massa ficar bem assada embaixo) leve para assar por uns 10 minutos coberto com um papel alumínio e feijões crus em cima - para a massa não diminuir. Depois deixe um pouco sem o papel, para dourar embaixo. OBS: Esses feijões não poderão ser usados novamente para cozinhar, mas dá pra guardar e usá-los nesta mesma finalidade, para assar tortas!

3) Corte os alhos-porós em fatias finas e refogue com a manteiga em uma frigideira, até amaciar.

4) Bata ligeiramente os ovos e acrescente o creme de leite, o emmenthal e o parmesão. Tempere com sal e pimenta do reino.

5) Arrume sobre a massa o alho-poró e cubra com o creme de ovos. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até o recheio firmar e a tortar estar levemente dourada. Deixe esfriar um pouco antes de cortar.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Frozen de ricota e framboesa

Sobremesa facílima e inspirada nas receitas rápidas do Jamie Oliver. Adorei! Parece uma cheesecake e é perfeita para pequenas famílias - já que não dá pra fazer uma torta normal para dois!


Frozen:
1 pote de iogurte natural desnatado (pode ser o normal também)
3 cl. (sopa) cheias de ricota cremosa light
1 sachê de adoçante de sucralose
1 cl. (chá) essência de baunilha

Bater tudo no mixer ou liquidificador. Colocar no congelador até a hora de servir. Para conservar, deixar em um pote bem fechado. Se quiser mais cremoso, é só bater novamente. A geleia pode ser adicionada a gosto, apenas na hora de servir.

Cobertura:
Geleia de framboesa sem adição de açúcar

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Salada de tomate seco, palmito e parmesão

Combinação perfeita e bem simples. Nada demais, mas deliciosa. Vou postar pra ajudar nos momentos de indecisão, quando faltam ideias... heheheh


Ingredientes:
Alface americana
Agrião
Palmito em rodelas
Tomate seco
Parmesão cortado em lascas finas

Para preparar, basta juntar os verdes com os palmitos, tomate e as lascas de parmesão em cima. Temperei com creme de balsâmico.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Espaghetti com pesto de aspargos

Confesso que a receita foi improvisada, mas ficou realmente uma delícia, então tinha que compartilhar. O fato é que eu tinha uma pasta italiana de aspargos para brusquettas deliciosa. Recebi uns amigos e servi as torradinhas. Mas acontece que ainda sobrou um bom tanto no pote. E as instruções diziam para consumir em 5 dias após aberto. Aí eu assimilei com o pesto (a textura é bem parecida) e tive a ideia que deu super certo. Fica ótimo como acompanhamento de carnes, embora eu prefira saborear o macarrão sozinho, pra curtir bem o sabor!


1 punhado de espaghetti (usei integral)
1/2 vidro pasta de aspargos
parmesão em lascas
sal e pimenta

Cozinhar a massa até ficar "al dente" (ainda firme). Escorrer. Juntar a pasta de aspargos, temperar com sal e pimenta e adicionar azeite de oliva para dar liga. Servir com parmesão.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bolo integral de maçã e nozes

Essa receita é especialidade da minha sogrinha, o marido adora, e eu nunca consigo fazer exatamente como o bolo dela! hehehe Já tinha desistido de tentar (pra evitar comparações), mas realmente é uma delícia. Mas como eu tinha que fazer um chá "lacto free", lembrei dele. Fiz algumas adaptações - pra deixar mais saudável - e ficou muito bom. Aprovadíssimo por todos que experimentaram!



4 copos de maçãs sem casca picadas finamente (quase raladas)
1 xíc. de açúcar refinado
1 xíc. de açúcar mascavo
2 ovos
1/2 xíc. nozes moídas
1/2 xíc. amêndoas moídas
1 xíc. passas de uva
1 cl. (chá) canela em pó
2 cl. (chá) bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 xíc. de óleo
2 xíc. farinha de trigo peneirada
1 xíc. farinha de trigo integral

Comece ralando as maçãs (pode usar um processador). Junte o açúcar, o óleo e os ovos numa tigela grande, misturando bem; vai soltar água da fruta (por isso não se utilizam líquidos na receita). Depois acrescente as nozes, passas, canela. Por fim, junte as farinhas peneiradas com o sal e bicarbonato. É só misturar bem e colocar para assar numa forma grande, em forno a 200º, por 1h e 10 min.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Quiche de abobrinha e milho-verde

De início, já vou avisando que essa quiche é muito gostosa, mas light. Então a textura não é igual à original, exatamente porque não é feita com tanta gordura ou queijos mais cremosos. Mas vale a pena provar, gostei muito. A receita foi uma combinação da massa que vi numa revista, com um recheio que eu adaptei de outras ideias.


Massa:
1 xíc. de farinha de trigo
1/2 xíc. de farinha integral
3 cl. (sopa) margarina light
1 ovo
1 cl. (chá) sal

Em uma tigela, misture a farinha com a margarina até formar uma farofa. Junte o ovo e o sal. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma para quiche de 23 cm de diâmetro. Reserve.

Recheio:
2 ovos
1 xíc. queijo branco picado
2 cl. (sopa) ricota cremosa
1 abobrinha pequena ralada com a casca
3 cl. (sopa) milho-verde
1 cl. (chá) fondor maggi
parmesão para polvilhar
sal e pimenta

Bata os ovos com o queijo branco e a ricota - deve ficar na consistência de um creme denso (se o queijo for mais sequinho, pode adicionar um pouco de leite até dar o ponto). Tempere a abobrinha com o fondor e misture o creme e o milho verde, adicionando sal e pimenta. Coloque sobre a massa ainda crua e polvilhe parmesão em cima. Leve para assar em forno preaquecido a 200º, por aproximadamente 45 minutos.

domingo, 31 de julho de 2011

Salada de atum com grão-de-bico

Essa salada é perfeita para um jantar! Além de super simples, a combinação desses ingredientes fornece diversas vitaminas como ferro, folato, vitamina E e manganês (grão-de-bico) e também ômega 3 (atum). Ah, também é versátil, sendo possível substituir o grão de bico por feijão branco e o atum por sardinha!



Salada:
1 maço de alface americana
1 maço de rúcula
200g de grão-de-bico cozido (eu comprei pronto)
um punhado de tomates cereja partidos ao meio
1/2 cebola roxa cortada em fatias finas
2 colheres de azeitonas fatiadas
1 lata de atum (usei aquele em filetes)

Arrume em uma travessa os verdes e vá colocando os demais ingredientes em cima. Gosto muito de temperar os grãos com uma colherzinha de chá de curry. E a cebola eu costumo escaldar em água fervendo por alguns segundos, pra tirar a fortidão (mas há quem não se importe com isso...). Disponha todos os ingredientes e misture delicadamente o molho.

Molho:
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 e 1/2 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (chá) mostarda de dijon
sal e pimenta a gosto

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Custard de Café

Creminho light (apenas 110 calorias por porção) para sobremesa. A textura parece de um flan e pode ser consumido quente ou frio. Ótimo!


1 1/2 xícara de leite semidesnatado
2 ovos grandes batidos
3 cl. (sopa) adoçante em pó
2 cl. (chá) café em pó - usei uma de café e outra de cacau
1 cl. (chá) essência baunilha
canela para polvilhar
nozes para decorar (opcional)

Misture bem todos os ingredientes. Distribua a mistura em 4 forminhas refratárias e leve ao forno médio, em banho maria, por 20 min. Espere esfriar, decore a gosto e leve à geladeira por umas 3h.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Dieta de South Beach e Creme de Brócolis

Depois de algumas noites mal dormidas por causa de comidas que não caíam bem, e várias idas ao médico em razão disso, descubro que aparentemente meu "único" problema é colesterol alto. Nada muito grave, mas que não deve ser ignorado (diante de vasto histórico familiar nesse sentido - hehehe). Assim, resolvi adotar uma dieta mais equilibrada para tentar diminuir essa taxa. A de south beach é famosa por conseguir controlar os níveis de glicose e colesterol; muito indicada para homens (porque permite o consumo de carnes e queijos light), mas confesso que estou sentindo falta dos lanchinhos. Essa primeira fase é mais restritiva e não permite o consumo de carboidratos, frutas e amiláceos - para diminuir a vontade de doces. No entanto, estamos fazendo um esforço. Existem várias receitas interessantes no livro "A dieta de south beach aditivada", de Arthur Agatston. Esse creme de brócolis (levemente adaptado) é delicioso e vale a pena experimentar.


1 cl. (sopa) azeite de oliva
1/2 cebola picada
1 alho poró fatiado
1 dente de alho picado
500g brócolis picado grosseiramente (flores e talos)
1 caldo de legumes
2 cl. (sopa) creme de leite light
2 cl. (sopa) suco limão fresco
sal e pimenta do reino
Opcional: frango cozido e desfiado

Refogue a cebola e o alho no azeite até amaciar. Adicione o alho poró e mexa mais um pouco. Coloque o brócolis e acrescente água fervente e o caldo até cobrir os vegetais. Cozinhe por uns 20 min (até amaciar) e bata no liquidificador ou mixer. Ponha de volta na panela, verifique os temperos e então junte o creme de leite e o limão, deixando somente até esquentar.

terça-feira, 5 de julho de 2011

Risoto de morango!

Essa receitinha não é pra qualquer um! Realmente, é muito especial e uma experiência maravilhosa.
Mas tem que ser tolerante e gostar de misturar texturas e sabores. Eu, pra não negar a origam alemã, adoro doce com salgado! Fiz umas pequenas adaptações do Panelinha.




Ingredientes:

1 xícara (chá) de arroz arbóreo 
1/2 cebola pequena picada
 1 xícara (chá) de morangos bem maduros picados
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
750ml de caldo de legumes (se for usar cubos, dissolva apenas 1)
1/2 pacote presunto parma
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) ricota cremosa
4 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado

Modo de Preparo

1. Coloque o caldo numa leiteira e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e reserve.
2. Enquanto o caldo aquece, coloque 1 colher de manteiga numa panela e refogue a cebola, mexendo bem, até que fique transparente.
3. Aumente o fogo e acrescente o arroz. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre. Adicione o vinho e misture bem até evaporar.
4. Quando o vinho secar, acrescente um 1/3 do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione mais 1/3 do caldo e repita a operação, sempre em fogo alto.
5. Assim que o caldo evaporar, acrescente os morangos picados, o presunto, o caldo restante e continue mexendo.
6. Verifique o ponto: o risoto deve ficar cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Não deixe secar completamente (serve-se bem como aparece na foto, meio "aguado") pois o arroz absorve o caldo depois.
7. Quando atingir a consistência desejada, desligue o fogo, junte as 2 colheres de ricota e a manteiga restante, além de uma pitadinha de vinagre balsâmico (uma colher de chá). Misture.
8. Acrescente o parmesão ralado e sirva o quanto antes, bem quente.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Ratatouille!

"O ratatouille é uma receita do século XVIII e pode ser servida quente ou fria, sozinha ou como acompanhamento. Um prato rústico, típico da região da Provença em que se notam influências espanholas e italianas. O nome significa picar, triturar, mas podemos traduzir também como ragoût de legumes ou prato de berinjelas. [Pequeno Dicionário da Gastronomia]" Fonte: wikipédia.



PS: Na primeira foto está pronto; na segunda, cru (antes de ir pro forno). Essa receita é muito saudável (light na medida certa) e faz sucesso aqui em casa. Costumo variar os ingredientes conforme o que tenho na geladeira. Mas o básico é:

1 berinjela média
1 abobrinha média
1 cebola grande
3 dentes de alho
2 tomates
1/2 pimentão vermelho
1/2 pimentão verde

Lave bem todos os legumes e corte a berinjela e a abobrinha em rodelas (pode ser também em tiras, mas eu acho que assim fica melhor aproveitado). A cebola, em pétalas; o alho apenas descascado; o tomate sem sementes, em tamanhos médios e os pimentões em quadrados. Unte bem uma forma de vidro com azeite de oliva e vá dispondo os legumes em camadas alternadas. Eu gosto de usar um sachê do temperinho "meu segredo" e orégano ou manjericão, mas dá pra salpicar apenas sal. Regue com azeite de oliva a gosto, espalhando bem com um pincel. Leve para assar em forno médio-alto (200º) por, aproximadamente, uma hora. Pode-se servir apenas com um pãozinho ou como acompanhamento de uma carne grelhada.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Trufas de chocolate amargo, limão e mel

Mais uma opção de presentinho de comer! Fiz essas trufas para agradar minha prima Heloíza e o marido Lincoln, que nos receberam super bem na casa deles! A receita é do chef Pierre Hermé (extraída de Chef: segredos e receitas, ed. Melhoramentos).  Apesar do tamanho - eu copiei bem como está no livro, é super simples e rápido de fazer. A textura é um pouco mais cremosa do que as trufas tradicionais, por isso também pode ser usada sob tortas, frutas... Conservam-se em geladeira por até duas semanas. Ah, eu fiz meia receita e renderam cerca de 25 docinhos.



Ingredientes:
95g manteiga
440g chocolate amargo (com 60-70% cacau)
325ml creme de leite fresco
raspas da casca de um limão
50g (3 cl. sopa) suco de limão
50g mel

Cobertura:
raspas finas da casca de 1/2 limão
120g açúcar refinado
120g cacau em pó

1) Prepare a cobertura de véspera. Misture as raspas de limão com o açúcar e esfregue entre as palmas das mãos. Espalhe uma fina camada sobre uma assadeira antiaderenet e deixe secar durante a noite, à temperatura ambiente.
2) No dia seguinte, corte a manteiga em pedaços, coloque em uma tigela e deixe amolecer à temperatura ambiente. Reserve. Pique o chocolate em pedaços pequenos com uma faca de lâmina serrilhada e coloque-o em uma tigela grande.
3) Ferva o creme em uma panela. Raspe a casca de limão sobre o creme. Retire do fogo e deixe em infusão por 10 minutos. Volte a panela ao fogo e leve quase à fervura. Retire do fogo.
4) Em uma outra panela pequena, misture o suco de limão e o mel. Aqueça sem deixar ferver (essa parte eu fiz no micro-ondas).
5) Despeje metado do creme fervente sobre o chocolate, mexendo com uma colher de pau. Comece pelo centro, em círculos pequenos, depois mova a colher para as beiradas. Junte o restante do creme e repita o processo. Acrescente a mistura de suco de limão e mel.
6) Quando o ganache estiver macio, acrescente aos poucos os pedaços de manteiga, mexendo delicadamente. Leve para gelar por, no mínimo, 30 minutos, até o ganache engrossar.
7) Mexa o ganache com cuidado antes de despejar dentro de um saco de confeitar com bico n. 9 (eu fiz as bolinhas com colheres mesmo). Molde bolas de ganache em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve para gelar por 2 horas.
8) Misture o cacau com o açucar aromatizado com limão, assegurando-se de que o açúcar esteja perfeitamente seco. Espalhe sobre uma forma. Usando um garfo, role as bolas de ganache no pó. Retire com uma colher furada e coloque numa peneira para remover o excesso de cobertura. Guarde em uma vasilha hermética.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Risoto de aspargos com presunto parma

Para não ficar parecendo que eu só cozinho doces (embora AME MUITO), vou me aplicar e postar algumas receitas para a hora da janta!
Em tempo: depois de uma temporadinha básica de feriados, festinhas em família e viagens - tipo, desde a páscoa! - resolvi diminuir a comilança e me alimentar melhor, mais saudável e com menos açúcar! Vamos ver até quando aguento!
Segue a receita (para duas pessoas), levemente adaptada do panelinha.
Eu servi com uns figos frescos levemente grelhados com mel.



Ingredientes:

1 xíc. de arroz arbóreo
1 maço de aspargos frescos
1 cebola picada
750ml de caldo de legumes ou galinha (1 cubo apenas)
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
Queijo parmesão ralado
Presunto parma fatiado (usei meia embalagem)


Modo de Preparo:

1. Coloque o caldo numa leiteira e leve ao fogo. Mantenha fervendo (eu não costumo usar sal, pois o caldo e o presunto já são salgados, além do parmesão, mas gosto muito de uma pimentinha calabresa moída na hora. Fica a gosto de cada um!).
2. Corte a ponta dos aspargos e reserve. Descarte a parte branca do talo e corte em rodelas.
3. Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Junte a cebola picada e mexa até ficar transparente, acrescente as rodelas de aspargos e refogue um pouco, sem parar de mexer.
5. Acrescente o arroz à panela. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.
6. Aumente o fogo, junte o vinho branco e misture bem até evaporar.
7. Quando o vinho secar, coloque 1/3 do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra parte à medida que o caldo for evaporando, sempre em fogo alto.
8. Depois de alguns minutos, junte as pontas de aspargos e o presunto.
9. Cuidado com o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente - porque o arroz continua absorvendo o caldo depois de pronto.
10. Por último, para dar brilho, junte o restante da manteiga e o parmesão, misture muito bem e sirva imediatamente.
  

terça-feira, 14 de junho de 2011

Palha italiana

Eu adoro presentear as pessoas queridas com coisinhas gostosas de comer, especialmente aquelas que eu mesma fiz com muito carinho! Na última vez que fui visitar minha família levei esses docinhos e todo mundo adorou! A receita foi levemente adaptada daqui.





Palha italiana de chocolate amargo com passas e avelãs
Rende aproximadamente 12 quadradinhos
 
- 1 lata de leite condensado
- 100g de biscoito maisena triturado grosseiramente
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó dos frades
- 60g de avelãs tostadas e picadas grosseiramente (umas 3 colheres)
- 3 colheres de passas com vinho do porto
- 100g de chocolate meio-amargo em pedaços

1) Coloque as passas com umas 2 colheres do vinho no micro-ondas para aquecer e inchar um pouquinho (uns 30 segundos). Faça um brigadeiro com o leite condensado, o chocolate e a manteiga - também fiz no micro, mas pode ser na panela. Espere esfriar por 15 minutos e então misture a avelã, o biscoito, as passas e os pedaços de chocolate (bem por último, para o chocolate não derreter e misturar à massa).
2) Forre uma assadeira pequena com papel manteiga e unte com manteiga. Deite a mistura sobre a assadeira, alise delicadamente com uma espátula. Espere esfriar fora da geladeira porque senão endurece demais. Corte em quadrados médios. 
3) Eu polvilhei cacau em pó só na parte de cima, para ficar mais uniforme. Embale no celofane e arremate com uma fita - outra ideia super prática é colar um adesivo para fechar. Dura pelo menos uma semana fora da geladeira, num recipiente fechado.
 

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pavê de chocolate e damasco

Sobremesa ótima para compartilhar com a família ou em grandes reuniões!


1 pacote de bolacha champagne
1/2 xíc. vinho do porto
1/2 xíc. água

Creme de damasco:
100g damasco picado e cozido em 1/2 xíc. conhaque (só até inchar)
1 lata de leite condensado
1 cl. manteiga
Misturar o leite condensado e a manteiga e levar ao fogo até o ponto de brigadeiro mole.
Acrescentar os damascos e reservar.

Ganache:
1 barra chocolate meio amargo
1 caixa de creme de leite
Derreter o chocolate picado no micro-ondas (em potência baixa, por uns 30 segundos, mexendo até derreter) ou em banho maria. Adicionar o creme e misturar bem até esfriar.

Montagem:
Uma camada fina de ganache (pra firmar os biscoitos) + bolacha molhada no vinho (a parte sem açúcar) + creme de damasco. Repetir e terminar com o chocolate. Pode decorar como quiser - eu usei cerejas.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Nhoque da Fortuna!

"Conta a lenda que São Pantaleão, numa distante noite de 29 de dezembro do século 4, perambulava, maltrapilho, por um vilarejo da Itália. Faminto, bateu à porta de uma casa. A família, numerosa, não tinha comida sobrando, mas, apesar disso, o patriarca fez questão de dividir o pouco que havia para o jantar com o desconhecido. A família, reunida em torno de uma grande e pobre mesa, comeria nhoque. E, ao dividi-lo com São Pantaleão, cada um dos filhos e filhas do dono da casa (além dele próprio e da esposa) teve de se contentar com sete pedacinhos de massa. São Pantaleão comeu, agradeceu a acolhida e se foi. Só quando recolhia os pratos da mesa é que o patriarca descobriu que, embaixo de cada um deles, havia bastante dinheiro." Fonte: Terra.

Por isso, tradicionalmente, todo dia 29 é Dia do Nhoque da Fortuna (ou Nhoque da Sorte). E o ritual é o seguinte: primeiro, coloca-se dinheiro sob o prato; depois, comem-se os primeiros sete pedacinhos de nhoque em pé, fazendo um pedido para cada um deles; só então a família, reunida, se senta à mesa e come à vontade.

Eu adoro nhoque, então a tradição é só mais uma desculpa pra saborear! O único detalhe é que ainda não me arrisquei a fazer a massa... hehehe Comprei pronta de uma loja especializada, caseira. Ontem eu fiz com bife rolê e molho, receita do livro Dona Benta.


6 bifes finaos (100g cada) de coxão mole
2 dentes de alho picados
1 cl. (chá) sal
1/2 cl. (café) pimenta-do-reino
1 cl. (café) vinagre
4 ovos cozidos e descascados
5 cl. (sopa) óleo
2 cebolas picadas
1 xíc. caldo carne fervente
1 folha louro
Folhas de manjericão
1 maço pequeno de cheiro verde amarrado
2 xíc. tomate batido no liquidificador

1 - Tempere a carne com o alho, o sal, a pimenta e o vinagre. Pique grosseiramente os ovos cozidos.
2 - Coloque sobre cada bife um pouco do ovo picado, enrole-o e prenda com dois palitos ou linha grossa. Deixe-os de reserva.
3 - Leve o óleo ao fogo até esquentar bem. Frite os bifes até deixá-los corados. Adicione a cebola picada e doure.
4 - Acrescente um pouco do caldo fervente e tampe a caçarola por dois minutos para refogar as cebolas e os bifes.
5 - Junte-lhes os louro, o manjericão, o cheiro-verde, o tomate batido e o caldo restante. Tampe a caçarola. Deixe ferver, em fogo brando, por 20 min, para reduzir o molho e amaciar os bifes.
6 - Elimine as folhas de louro e o cheiro verde e sirva acompanhando o nhoque.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Torta de espinafre

Essa torta foi levemente adaptada de uma receita que o Jamie Oliver passou em seu programa há umas três semanas... Vi e fiquei com muita vontade de fazer, já que adoro espinafre.
Ela é bem fácil (mas nunca é tão simples quanto parece assistindo ele!).
Vou passar a minha versão:




1 massa folhada para torta (comprada pronta)
1 pacote de ricota fresca (umas 250g)
1 pacote de espinafre
2 cl. manteiga
50g parmesão
1 alho poró
4 ovos
castanha pará (opcional)
3 cl. creme de leite

Refogar o alho poró na manteiga e adicionar as folhas de espinafre até murcharem. Temperar com sal, pimenta e noz moscada. Em outra tigela, bater os ovos, misturar a ricota e o creme de leite, e por último o espinafre temperado.
Colocar a massa em uma forma de fundo removível (ou aquelas específicas para torta) e despejar o recheio. Salpicar com as castanhas picadas e o parmesão. Cobrir a torta e levar assar por 1h, aproximadamente.

domingo, 15 de maio de 2011

Ensopado de Carne da Ilha

Ontem fui lá no centro e comprei uma panela de barro. A ideia inicial era fazer uma moqueca, mas meus convidados não puderam vir... Então resolvi testar com uma jantinha só pra mim e o marido...
A receita foi levemente adaptada de um livro que ganhei de presente da vó ("Um Tesouro da Cozinha Clássica").
O bom dessa panela é que mantém quente a comida e já fica pronta pra servir. Detalhe que eu não conseguia tirar foto por causa da fumaça! hehehehe Mas claro que dá fazer em qualquer tipo...
Amei essa receita! Confort food total!




675g coxão duro ou patinho cortado em cubos de 2,5cm (eu usei músculo, mas aí tem que cozinhar bem)
3cl (sopa) manteiga
3cl (sopa) farinha trigo
2 xíc. tomates enlatados sem pele (tipo uma lata)
2 cebolas médias fatiadas
1/2 xíc. vinagre de maçã
1/3 xíc. melado
1 xíc. caldo carne
2 cenouras descascadas em rodelas
1/2 xíc. passas (achei demais)
1/2 cl (chá) gengibre ralado

1- Bata a carne de leve e seque com toalhas de papel.
2- Numa panela, core a carne na manteiga e vá adicionando a farinha.
3- Reduza para fogo médio e acrescente os tomates com o suco, cebolas, sal e pimenta a gosto.
4- Em outra tigela, misture o vinagre, o melado e o caldo de carne. Junte à carne e deixe ferver.
5- Abaixe o fogo, tampe a panela e cozinhe por 1h30min. Misture a cenoura, passas e gengibre e deixe no fogo por mais uns 30min (até a carne estar macia).
6- Sirva com pão, arroz ou batatas. Eu fiz uma farofinha e também batata doce.

domingo, 1 de maio de 2011

Sopa de cebola

Aqui em casa não precisa estar frio pra gente comer sopa... mas é claro que fica muito melhor quando a temperatura diminui um pouquinho, como nesse início de outono aqui no sul.
Essa sopa me surpreendeu! Muito saborosa e simples.
Cai bem numa noite fria com um vinho tinto para acompanhar.
A receita é tradicional na França, mas ficou mais conhecida depois que os americanos começaram a prepará-la. As sopas de cebola eram comuns desde os tempos romanos (já que as cebolas eram abundantes, de fácil cultivo e foram, ao longo da história, vistas como alimento para os pobres). Existem várias versões modernas desta sopa, algumas feitas com caldo de carne ou galinha e caramelizando as cebolas, servidas com pão e queijo derretido em cima (fonte: Wikipedia).
Vou postar a minha receita, que adaptei de alguns livros de culinária.
Ah, pra quem tem medo do "bafo" característico, pode ficar tranquilo que não se sente nada no outro dia... Como a cebola é refogada e cozida, não tem esse problema!



Sopa de Cebola
 
Ingredientes
(para 2 pessoas)
  • 3 cebolas em rodelas
  • 2 cl. (sopa) de manteiga
  • 2 cl. (sopa) de farinha de trigo
  • 1 litro de água
  • 2 cubos de caldo de frango
  • pimenta-do-reino
  • 2 cl. (sopa) vinho branco
  • 1 baguette em fatias torradas (usei pão de coco)
  • 100 g de queijo ementhal (usei queijo processado e parmesão) 

Modo de preparo
 
Em uma frigideira, doure a cebola na manteiga em fogo baixo. Acrescente a farinha de trigo e misture. Ferva a água e dissolva os cubos de caldo de frango e a pimenta. Adicione o caldo devagar, mexendo sempre pra não empelotar. Junte o vinho e deixe cozinhar por uns 20 min. Retire do fogo e distribua a sopa em cumbucas de porcelana (opcional). Coloque 1 fatia de pão em cada cumbuca e cubra com o queijo. Leve para gratinar em forno quente, pré-aquecido, até dourar. Sirva imediatamente.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Mocha Cupcakes

Só pra não dizer que eu esqueci da Páscoa!!!
Fiz esses cupcakes para os colegas do trabalho, que adoraram!
Realmente, o bolinho fica incrivelmente macio... E não é tão doce.
Nem coloquei recheio porque a cobertura já é suficiente.



Mocha Cupcakes

Bolo de café:
2 ovos
100g manteiga sem sal
1 xíc. açúcar (usei demerara)
1 cl. (chá) essência baunilha
1 xíc. leite morno
2 cl. (sopa) café solúvel dissolvido em um pouco de água (umas 5 cl.)
1 e 1/2 xíc. farinha de trigo
1/2 xíc. mucilon
1 cl. (chá) fermento
1/2 cl. (chá) bicarbonato de sódio

Bater os ovos com o açúcar e a manteiga até ficar um creme. Acrescentar a baunilha e o café. Ir adicionando aos poucos o leite, alternando com as farinhas previamente peneiradas.
Colocar em forminhas de papel dentro da forma própria (para cupcakes ou mesmo de empadas) e assar em forno moderado (200º), previamente aquecido, por + ou - 30 min.

Ganache de chocolate amargo:
1 barra de chocolate meio amargo (usei nestlé)
1 caixinha de creme de leite (usei aquele azul da nestlé)
3 cl. (sopa) licor Tia Maria

Esquentar o creme de leite no micro-ondas em potência baixa, por aproximadamente 1 min. Misturar o chocolate picado e colocar mais uns 30 segundos no micro (sempre mexendo e em potência baixa), ou até estar bem uniforme. Misturar o licor. Deixar esfriar.
Para facilitar a modelagem no bico de confeitar, eu fiz a ganache de noite e deixei descansar na geladeira até o outro dia de manhã. Tirei da geladeira e, depois de algum tempo, decorei os bolinhos. Eu usei bico pitanga, mas dá pra fazer como quiser, inclusive rechear com essa pasta.

domingo, 24 de abril de 2011

Viagem ao Ceará

Tá certo que o blog é de culinária... mas viajar é minha outra paixão!
A última aventura foi pra Fortaleza e arredores. Tudo muito lindo. Aproveitamos demais.
Nem todos os dias tinha sol, só que lá é sempre quente. Curtimos a beira-mar com sua imensa feirinha, praia do futuro (nossa, o que é aquela barraca de praia croco beach?!), fomos a Jericoacora, com suas belíssimas praias, lagoas e dunas (espetacular, vale o passeio), Beach Park (é um dia que se volta a ser criança)... Nossa, foi maravilhoso. Além disso, não posso deixar de agradecer o Clodoaldo e a Juli (primos) e a Camila e o Glauber que nos fizeram companhia e nos levaram passear! Adorei a viagem!
A comida de lá também é inesquecível. Muitos frutos do mar e doces regionais. Infelizmente esqueci de tirar fotos da maioria das refeições... heheheh Vai ficar na memória o peixe à delícia - com banana da terra e molho branco, e as tapiocas de carne de sol e queijo coalho e de sobremesa coco com leite condensado! Nossa, tudo muito bom! Trouxe na bagagem algumas castanhas de caju, artesanatos e bordados comprados no mercado municipal e, principalmente, ótimas recordações!



quinta-feira, 24 de março de 2011

Sopa de lentilha

Só pra variar um pouco... vou postar uma receitinha que costumo fazer direto aqui em casa, uma ótima opção pro jantar. Ainda mais acompanhada de um vinho, quando está frio...
Eu adoro lentilha, mas acabo comendo pouco, porque a gente só lembra dela no ano novo! heheheh
Fiz essa receita a primeira vez baseada numa dieta da boa forma, depois fui adaptando ao nosso paladar (não ficou muito mais calórica, só adicionei uma "carninha")! Ao contrário do feijão, a lentilha cozinha rápido, então é sempre uma boa opção. Também dá pra congelar.



Sopa de lentilha

250g lentilha
1 cenoura
1 cebola
2 dentes de alho
1 linguicinha defumada
1/2 lata tomate pelado (uns 3 tomates médios)
2 caldos de carne sem gordura
2 cl. azeite oliva
Pimenta e salsa picada

Lave a lentilha e coloque-a para cozinhar em 1 litro e meio de água, por aproximadamente 30 min (até ficar macia). Adicione a cenoura picada, os tomates picados (eu coloco com semente e tudo) e um pouco do suco, e os caldos de carne.
Numa frigideira, doure o alho e a cebola e depois misture na sopa.
Por último, acrescentar a linguiça picada (eu uso uma da sadia sem gordura, ou uma fininha mista da perdigão) e o cheiro verde. Eu não costumo adicionar sal (o caldo e a linguiça já são temperados), mas gosto de colocar bastante pimenta calabresa moída na hora!

sábado, 19 de março de 2011

Bolo crocante

Essa receita tirei de uma revistinha antiga, daquelas de culinária que vendem na banca.
Não é que ficou uma delícia! É um misto de bolo e sobremesa!



Bolo crocante

1 xíc. açúcar mascavo
1 xíc. nozes picadas
1 colher (chá) canela
6 cl. (sopa) manteiga
1 xíc. gotas de chocolate - eu usei chocolate ao leite picado
3 ovos
1 xícara de açúcar
2 xíc. farinha de trigo
1 xíc. iogurte natural - usei um copinho de 170ml
1 cl. (chá) fermento em pó

Em uma tigela, misture o açúcar mascavo, as nozes, a canela, 4 colheres (sopa) da manteiga e misture até obter uma farofa. Adicione as gotas de chocolate e misture novamente. Reserve.
Bata os ovos, o açúcar e a manteiga restante, até obter um creme. Acrescente a farinha, o iogurte, o fermento e misture bem. Coloque metade da massa em uma assadeira untada e enfarinhada. Porvilhe com metade da farofa, cubra com a outra metade da massa e polvilhe com o restante da farofa.
Leve ao forno, preaquecido, por 35 minutos ou até estar no ponto.