Mil anos depois... eis que reaparece a margarida! hehehe
Essa receita é clássica (embora existam algumas variações) e quero postá-la para minha mãe, que vai se aventurar na cozinha e testar a forma nova que eu mandei de presente! Boa sorte!
Massa:
1 e 1/4 xíc. de farinha de trigo
1/3 xíc. de manteiga gelada
1 ovo
1 colher (sopa) de água
1/2 cl. (chá) de sal
Recheio:
1 e 1/4 xíc. de creme de leite
3 ovos
2 cl. (sopa) manteiga
2 alhos-porós graúdos
100g queijo emmenthal ralado grosso
2 cl. (sopa) parmesão ralado
sal e pimenta a gosto
1) Prepare a massa colocando a farinha em um mármore (ou um recipiente grande) e faça um buraco no meio. Bata levemente o ovo com a água e o sal. Reserve. Coloque a manteiga gelada cortada em cubos no centro da farinha e misture para incorporar. Adiciono o ovo e ligue a massa. Deixe descansar por uns 20 minutos.
2) Aqueça o forço em médio (180-200º). Abra a massa fina com um rolo e forre o fundo e as laterais de uma assadeira com aro removível de aproximadamente 22 cm de diâmetro. Faça alguns furos no fundo e (aqui um detalhe para a massa ficar bem assada embaixo) leve para assar por uns 10 minutos coberto com um papel alumínio e feijões crus em cima - para a massa não diminuir. Depois deixe um pouco sem o papel, para dourar embaixo. OBS: Esses feijões não poderão ser usados novamente para cozinhar, mas dá pra guardar e usá-los nesta mesma finalidade, para assar tortas!
3) Corte os alhos-porós em fatias finas e refogue com a manteiga em uma frigideira, até amaciar.
4) Bata ligeiramente os ovos e acrescente o creme de leite, o emmenthal e o parmesão. Tempere com sal e pimenta do reino.
5) Arrume sobre a massa o alho-poró e cubra com o creme de ovos. Leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos, ou até o recheio firmar e a tortar estar levemente dourada. Deixe esfriar um pouco antes de cortar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado aqui!