Fiz esse salgado para o mesmo chá da tarde, mas ele é um quebra-galho (porque a massa folhada você compra pronta) e serve para vários momentos, como lanche, entrada, acompanhamento e até mesmo jantar. Dá pra fazer vários recheios (o que sua imaginação permitir!), como espinafre com ricota, presunto e queijo, queijo e tomate.... Eu optei por esse de palmito, que na verdade é um recheio de empada. Acontece que a turma tinha intolerância à lactose, então esse não leva leite, mas assim mesmo fica bem cremoso!
Massa:
Eu usei uma da AROSA, que eu acho ótima.
Recheio:
1 vidro de palmito picado
2 cl. azeite de oliva
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho picados
2 tomates sem pele e sem sementes
1 xíc. água
4 cl. farinha trigo
3 cl. azeitonas picadas
1 cl. salsinha picada
sal e pimenta do reino
Refogue a cebola e adicione o palmito, o alho, a pimenta e os tomates. Adicione um pouco de água para formar um molho e deixe cozinhar por alguns minutos. Desmanche a farinha na água e acrescente à mistura para engrossar, mexendo sempre. Por último, junte a salsinha e as azeitonas e acerte o ponto de sal e pimenta. Deixe esfriar (pode ser conservado na geladeira).
Montagem:
Retire a massa folhada da geladeira com antecedência, conforme instruções da embalagem.
Coloque o recheio no meio, feche as pontas e dobre como um envelope. Pincele uma gema batida e leve para assar em forno médio (200º) por uns 40 min - ou até dourar e assar bem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe seu recado aqui!