segunda-feira, 27 de junho de 2011

Trufas de chocolate amargo, limão e mel

Mais uma opção de presentinho de comer! Fiz essas trufas para agradar minha prima Heloíza e o marido Lincoln, que nos receberam super bem na casa deles! A receita é do chef Pierre Hermé (extraída de Chef: segredos e receitas, ed. Melhoramentos).  Apesar do tamanho - eu copiei bem como está no livro, é super simples e rápido de fazer. A textura é um pouco mais cremosa do que as trufas tradicionais, por isso também pode ser usada sob tortas, frutas... Conservam-se em geladeira por até duas semanas. Ah, eu fiz meia receita e renderam cerca de 25 docinhos.



Ingredientes:
95g manteiga
440g chocolate amargo (com 60-70% cacau)
325ml creme de leite fresco
raspas da casca de um limão
50g (3 cl. sopa) suco de limão
50g mel

Cobertura:
raspas finas da casca de 1/2 limão
120g açúcar refinado
120g cacau em pó

1) Prepare a cobertura de véspera. Misture as raspas de limão com o açúcar e esfregue entre as palmas das mãos. Espalhe uma fina camada sobre uma assadeira antiaderenet e deixe secar durante a noite, à temperatura ambiente.
2) No dia seguinte, corte a manteiga em pedaços, coloque em uma tigela e deixe amolecer à temperatura ambiente. Reserve. Pique o chocolate em pedaços pequenos com uma faca de lâmina serrilhada e coloque-o em uma tigela grande.
3) Ferva o creme em uma panela. Raspe a casca de limão sobre o creme. Retire do fogo e deixe em infusão por 10 minutos. Volte a panela ao fogo e leve quase à fervura. Retire do fogo.
4) Em uma outra panela pequena, misture o suco de limão e o mel. Aqueça sem deixar ferver (essa parte eu fiz no micro-ondas).
5) Despeje metado do creme fervente sobre o chocolate, mexendo com uma colher de pau. Comece pelo centro, em círculos pequenos, depois mova a colher para as beiradas. Junte o restante do creme e repita o processo. Acrescente a mistura de suco de limão e mel.
6) Quando o ganache estiver macio, acrescente aos poucos os pedaços de manteiga, mexendo delicadamente. Leve para gelar por, no mínimo, 30 minutos, até o ganache engrossar.
7) Mexa o ganache com cuidado antes de despejar dentro de um saco de confeitar com bico n. 9 (eu fiz as bolinhas com colheres mesmo). Molde bolas de ganache em uma assadeira forrada com papel manteiga. Leve para gelar por 2 horas.
8) Misture o cacau com o açucar aromatizado com limão, assegurando-se de que o açúcar esteja perfeitamente seco. Espalhe sobre uma forma. Usando um garfo, role as bolas de ganache no pó. Retire com uma colher furada e coloque numa peneira para remover o excesso de cobertura. Guarde em uma vasilha hermética.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Risoto de aspargos com presunto parma

Para não ficar parecendo que eu só cozinho doces (embora AME MUITO), vou me aplicar e postar algumas receitas para a hora da janta!
Em tempo: depois de uma temporadinha básica de feriados, festinhas em família e viagens - tipo, desde a páscoa! - resolvi diminuir a comilança e me alimentar melhor, mais saudável e com menos açúcar! Vamos ver até quando aguento!
Segue a receita (para duas pessoas), levemente adaptada do panelinha.
Eu servi com uns figos frescos levemente grelhados com mel.



Ingredientes:

1 xíc. de arroz arbóreo
1 maço de aspargos frescos
1 cebola picada
750ml de caldo de legumes ou galinha (1 cubo apenas)
2 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de vinho branco seco
Queijo parmesão ralado
Presunto parma fatiado (usei meia embalagem)


Modo de Preparo:

1. Coloque o caldo numa leiteira e leve ao fogo. Mantenha fervendo (eu não costumo usar sal, pois o caldo e o presunto já são salgados, além do parmesão, mas gosto muito de uma pimentinha calabresa moída na hora. Fica a gosto de cada um!).
2. Corte a ponta dos aspargos e reserve. Descarte a parte branca do talo e corte em rodelas.
3. Numa panela, coloque a manteiga e leve ao fogo médio. Junte a cebola picada e mexa até ficar transparente, acrescente as rodelas de aspargos e refogue um pouco, sem parar de mexer.
5. Acrescente o arroz à panela. Refogue por 2 minutos, mexendo sempre.
6. Aumente o fogo, junte o vinho branco e misture bem até evaporar.
7. Quando o vinho secar, coloque 1/3 do caldo e mexa sem parar. Quando secar, adicione outra parte à medida que o caldo for evaporando, sempre em fogo alto.
8. Depois de alguns minutos, junte as pontas de aspargos e o presunto.
9. Cuidado com o ponto: o risoto deve ser cremoso, mas os grãos de arroz devem estar al dente, ou seja, um pouco durinhos. Na última adição de caldo, não deixe secar completamente - porque o arroz continua absorvendo o caldo depois de pronto.
10. Por último, para dar brilho, junte o restante da manteiga e o parmesão, misture muito bem e sirva imediatamente.
  

terça-feira, 14 de junho de 2011

Palha italiana

Eu adoro presentear as pessoas queridas com coisinhas gostosas de comer, especialmente aquelas que eu mesma fiz com muito carinho! Na última vez que fui visitar minha família levei esses docinhos e todo mundo adorou! A receita foi levemente adaptada daqui.





Palha italiana de chocolate amargo com passas e avelãs
Rende aproximadamente 12 quadradinhos
 
- 1 lata de leite condensado
- 100g de biscoito maisena triturado grosseiramente
- 1 colher de sopa de manteiga
- 2 colheres de sopa de chocolate em pó dos frades
- 60g de avelãs tostadas e picadas grosseiramente (umas 3 colheres)
- 3 colheres de passas com vinho do porto
- 100g de chocolate meio-amargo em pedaços

1) Coloque as passas com umas 2 colheres do vinho no micro-ondas para aquecer e inchar um pouquinho (uns 30 segundos). Faça um brigadeiro com o leite condensado, o chocolate e a manteiga - também fiz no micro, mas pode ser na panela. Espere esfriar por 15 minutos e então misture a avelã, o biscoito, as passas e os pedaços de chocolate (bem por último, para o chocolate não derreter e misturar à massa).
2) Forre uma assadeira pequena com papel manteiga e unte com manteiga. Deite a mistura sobre a assadeira, alise delicadamente com uma espátula. Espere esfriar fora da geladeira porque senão endurece demais. Corte em quadrados médios. 
3) Eu polvilhei cacau em pó só na parte de cima, para ficar mais uniforme. Embale no celofane e arremate com uma fita - outra ideia super prática é colar um adesivo para fechar. Dura pelo menos uma semana fora da geladeira, num recipiente fechado.
 

terça-feira, 7 de junho de 2011

Pavê de chocolate e damasco

Sobremesa ótima para compartilhar com a família ou em grandes reuniões!


1 pacote de bolacha champagne
1/2 xíc. vinho do porto
1/2 xíc. água

Creme de damasco:
100g damasco picado e cozido em 1/2 xíc. conhaque (só até inchar)
1 lata de leite condensado
1 cl. manteiga
Misturar o leite condensado e a manteiga e levar ao fogo até o ponto de brigadeiro mole.
Acrescentar os damascos e reservar.

Ganache:
1 barra chocolate meio amargo
1 caixa de creme de leite
Derreter o chocolate picado no micro-ondas (em potência baixa, por uns 30 segundos, mexendo até derreter) ou em banho maria. Adicionar o creme e misturar bem até esfriar.

Montagem:
Uma camada fina de ganache (pra firmar os biscoitos) + bolacha molhada no vinho (a parte sem açúcar) + creme de damasco. Repetir e terminar com o chocolate. Pode decorar como quiser - eu usei cerejas.