segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Salada de tomate seco, palmito e parmesão

Combinação perfeita e bem simples. Nada demais, mas deliciosa. Vou postar pra ajudar nos momentos de indecisão, quando faltam ideias... heheheh


Ingredientes:
Alface americana
Agrião
Palmito em rodelas
Tomate seco
Parmesão cortado em lascas finas

Para preparar, basta juntar os verdes com os palmitos, tomate e as lascas de parmesão em cima. Temperei com creme de balsâmico.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Espaghetti com pesto de aspargos

Confesso que a receita foi improvisada, mas ficou realmente uma delícia, então tinha que compartilhar. O fato é que eu tinha uma pasta italiana de aspargos para brusquettas deliciosa. Recebi uns amigos e servi as torradinhas. Mas acontece que ainda sobrou um bom tanto no pote. E as instruções diziam para consumir em 5 dias após aberto. Aí eu assimilei com o pesto (a textura é bem parecida) e tive a ideia que deu super certo. Fica ótimo como acompanhamento de carnes, embora eu prefira saborear o macarrão sozinho, pra curtir bem o sabor!


1 punhado de espaghetti (usei integral)
1/2 vidro pasta de aspargos
parmesão em lascas
sal e pimenta

Cozinhar a massa até ficar "al dente" (ainda firme). Escorrer. Juntar a pasta de aspargos, temperar com sal e pimenta e adicionar azeite de oliva para dar liga. Servir com parmesão.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Bolo integral de maçã e nozes

Essa receita é especialidade da minha sogrinha, o marido adora, e eu nunca consigo fazer exatamente como o bolo dela! hehehe Já tinha desistido de tentar (pra evitar comparações), mas realmente é uma delícia. Mas como eu tinha que fazer um chá "lacto free", lembrei dele. Fiz algumas adaptações - pra deixar mais saudável - e ficou muito bom. Aprovadíssimo por todos que experimentaram!



4 copos de maçãs sem casca picadas finamente (quase raladas)
1 xíc. de açúcar refinado
1 xíc. de açúcar mascavo
2 ovos
1/2 xíc. nozes moídas
1/2 xíc. amêndoas moídas
1 xíc. passas de uva
1 cl. (chá) canela em pó
2 cl. (chá) bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1/2 xíc. de óleo
2 xíc. farinha de trigo peneirada
1 xíc. farinha de trigo integral

Comece ralando as maçãs (pode usar um processador). Junte o açúcar, o óleo e os ovos numa tigela grande, misturando bem; vai soltar água da fruta (por isso não se utilizam líquidos na receita). Depois acrescente as nozes, passas, canela. Por fim, junte as farinhas peneiradas com o sal e bicarbonato. É só misturar bem e colocar para assar numa forma grande, em forno a 200º, por 1h e 10 min.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Quiche de abobrinha e milho-verde

De início, já vou avisando que essa quiche é muito gostosa, mas light. Então a textura não é igual à original, exatamente porque não é feita com tanta gordura ou queijos mais cremosos. Mas vale a pena provar, gostei muito. A receita foi uma combinação da massa que vi numa revista, com um recheio que eu adaptei de outras ideias.


Massa:
1 xíc. de farinha de trigo
1/2 xíc. de farinha integral
3 cl. (sopa) margarina light
1 ovo
1 cl. (chá) sal

Em uma tigela, misture a farinha com a margarina até formar uma farofa. Junte o ovo e o sal. Trabalhe a massa até ficar homogênea. Abra a massa e forre o fundo e as laterais de uma forma para quiche de 23 cm de diâmetro. Reserve.

Recheio:
2 ovos
1 xíc. queijo branco picado
2 cl. (sopa) ricota cremosa
1 abobrinha pequena ralada com a casca
3 cl. (sopa) milho-verde
1 cl. (chá) fondor maggi
parmesão para polvilhar
sal e pimenta

Bata os ovos com o queijo branco e a ricota - deve ficar na consistência de um creme denso (se o queijo for mais sequinho, pode adicionar um pouco de leite até dar o ponto). Tempere a abobrinha com o fondor e misture o creme e o milho verde, adicionando sal e pimenta. Coloque sobre a massa ainda crua e polvilhe parmesão em cima. Leve para assar em forno preaquecido a 200º, por aproximadamente 45 minutos.