quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Muffin de espinafre

Pra comemorar a visita dos meus sogros e parentes, resolvi fazer um cafezinho e alguns lanchinhos pra recebê-los. Até porque, tenho que agradar, já que o tempo não colaborou! hehehe Mas estou bem feliz com a turma, que adorou esses bolinhos! A receita é do site panelinha.

Ingredientes

1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
4 colheres (sopa) de manteiga
1/2 xícara (chá) de leite
1 xícara (chá) de folhas de espinafre
2 ovos
1 colher (sopa) de açúcar
1/2 xícara (chá) de mussarela cortada em cubinhos
1 colher (sopa) de gergelim preto
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (sopa) de sal


Modo de Preparo

1. Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma fôrma de muffin ou 8 forminhas individuais de empadinha com manteiga e polvilhe com farinha.
2. Numa panelinha, derreta a manteiga.
3. No liquidificador, bata o leite e o espinafre. Junte os ovos e a manteiga derretida e bata novamente. Reserve.
4. Numa tigela grande, peneire as farinhas, o fermento, o açúcar e o sal. Faça um buraco no centro e despeje a mistura de espinafre. Misture com uma colher até a farinha absorver todo o líquido.
5. Coloque 2 colheres (sopa) de massa em cada forminha, salpique com os pedaços de queijo, cubra com mais 1 colher de massa e polvilhe com o gergelim preto. Leve ao forno por 20 minutos.
6. Retire os muffins da assadeira e coloque sobre uma grade para esfriar. Sirva mornos ou à temperatura ambiente.




quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Zabaione

Depois de um feriadinho prolongado, com direito a visitar os parentes em Chapecó e Santa Maria, estamos de volta à rotina. Vários dias fora, comendo comida caseira... pense o estrago! ehehhe Agora ando meio cuidadosa com as calorias - afinal, o verão está aí! Mas só pra não perder o hábito, vou passar a receita de uma sobremesa italiana, bem leve e rápida. Ela não rende tanto, mas para quem não gosta de estocar (ou não tem família grande), dá pra fazer metade.

Zabaione

6 gemas
8 colheres (sopa) açúcar
6 colheres (sopa) vinho marsala ou porto

1) Coloque as gemas em uma tigela que possa ir ao banho-maria, acrescente o açúcar e bata bem com uma colher de pau ou batedeira, até obter um creme liso, espumoso e aveludado. Acrescente aos poucos o vinho e mistures.
2) Leve ao banho-maria batendo sem parar com batedor de arame até que o creme esteja bem cozido e espumoso. A água do banho-maria não deve ferver.
3) Despeje em taças individuais e sirva morno ou gelado. Acompanha bem frutas ou biscoito champanhe. Eu gosto puro, com uma pitada de canela!

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Risoto de forno de abobrinha e bacon

Vi essa receitinha num blog e fiquei, digamos assim, no mínimo curiosa. Aí a receita se encaixou com o que eu tinha na geladeira e resolvi testar. Não é que ficou bem gostoso? Só uma coisa: pra quem é apaixonado por risoto, devo dizer que a testura não é a mesma... fica mais parecido com um arroz de forno.
Ah, lembrei da minha amiga Camila, que adora abobrinha! Espero que aprove!
Eu fiz uma porção pra duas pessoas, bem servida.



Risoto de forno de abobrinha e bacon1 xícara de arroz arbório ou carnaroli
600ml de caldo de galinha ou legumes
1 colher de manteiga sem sal
250g de abobrinha picada
100g de bacon
parmesão ralado
sal e pimenta do reino moída na hora
1 colher (sopa) de salsinha picadinha

Pré-aqueça o forno a 200ºC. Coloque o arroz, o caldo, a manteiga e a abobrinha em uma tigela funda que possa ir ao forno. Misture bem e tampe com uma tampa própria ou papel alumínio. Asse por 30 minutos ou até que o arroz esteja macio – o risoto estará bem líquido.
Enquanto o risoto estiver no forno, frite o bacon. Eu testei uma novidade que vi na internet: bacon no micro-ondas! O negócio é envolver o bacon com papel toalha e ir cozinhando em potência alta, de um em um minuto. Acho que é mais fácil com fatias, mas eu só tinha o picado. No final deu certo, só demorou um pouquinho. Gostei muito, porque não fica cheiro na casa e parece que não fica tão gorduroso.  
Retire o risoto do forno, junte o sal, a pimenta, a salsinha e o parmesão e mexa bem por 2 minutos até que fique cremoso. Para servir, coloque porções de risoto em pratos e cubra com o bacon.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Lemon Bars

Final de feriado, semana começando na quarta-feira...
Não deu tempo de cozinhar muita coisa, pois aqui fez sol todos os dias e nós aproveitamos pra passear!
Ontem de tarde estava meio sem nada pra fazer e resolvi testar (levemente adaptada de http://blog.barradoce.com.br/)



Para fazer o "Lemon Bar", você irá precisa de:

Para a massa:
- 1 xícara de farinha de trigo
- 1/4 de xícara de açúcar
- 1/4 de colher de chá de sal
- 100g de manteiga sem sal

Para o recheio:
- 3/4 de xícara de açúcar
- 2 ovos grandes
- 1/4 de xícara de suco de limão
- 1 colher de sopa de raspas de limão
- 1 colher de chá de farinha de trigo
- 1/2 colher de chá de fermento em pó
- pitada de sal
- 1/4 de xícara de açúcar de confeiteiro

Primeiro prepare a massa. Pré-aqueça o forno em 180°C e usando uma forma de alumínio quadrada de 20cm com fundo falso (para facilitar, mas pode ser a com fundo fixo), forre o fundo com papel manteiga, deixando sobrar um pouco nas lateriais e passe um pouco de manteiga para untar o papel. Em um processador, misture a farinha, o açúcar e o sal, depois a manteiga, batendo até a massa ficar homogênea e firme. Desligue o processador, tire a massa e junte tudo para formar uma bola. Coloque a massa na forma e pressione por todo o fundo, deixando toda ela com a mesma altura. Leve ao forno por cerca de 25 minutos até ela dourar levemente.

Enquanto assa, você prepara o recheio. Misture no processador ou no liquidificador o açúcar, os ovos, o suco de limão, as raspas de limão, a farinha, o fermento e uma pitada de sal, até virar um creme grosso. Coloque o recheio sobre a massa já assada e volte ao forno, deixando assar até dourar um pouco e o recheio também estiver assado, o que vai levar uns 30 minutos. Quando estiver pronto, tire do forno, deixando esfriar, para cortar. Corte em 9 ou 16 quadradinhos e por cima polvilhe açúcar de confeiteiro. Você pode armazenar geladeira por até 5 dias, guardando em um recipiente fechado.