quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Bolinho light

Para os que adoram uma dieta (feito eu), ontem fiz um bolinho inglês que ficou uma delícia. E o melhor, é integral e light. Dá pra comer sem culpa!
Faz duas semanas que estou cuidando a alimentação (já que andei ganhando uns quilinhos nos últimos tempos). Também, não há quem resista às tentações regionais do Mangai, em Brasília, e às tapiocas do Recife! hehehe Agora é tentar recuperar o estrago!
Eu vinha experimentando algumas receitas com proteínas e vegetais do livro da dieta de South Beach, mas elas não agradaram muito aqui em casa... Não é que sejam ruins. Na verdade, gostei de várias coisas como o escondidinho, o purê de couve flor, as omeletes e as sobremesas de ricota. Mas os temperos são um pouco diferentes do que a gente é acostumado.
Então ontem dei um tempo e fiz uma jantinha que já virou hábito: sopa. Resolvi agradar o maridinho com um creme de espinafre com peito de frango. E o bolo inglês, claro (que já foi metade!). A receita foi adaptada do site do Edu Guedes. Eu acrescentei uma colher (sopa) de conhaque e coloquei o suco de uma laranja apenas (e raspas). Pra quem gosta que fique mais molhadinho, dá pra dobrar a quantidade. Usei amêndoas e avelãs moídas no processador. E troquei o damasco pelas passas - era o que eu tinha em casa. O bolo fica crocantinho por fora e macio por dentro. E a laranja dá um sabor todo especial!
Bolo Inglês

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo
1 colher (sopa) de fermento em pó
½ colher (chá) de canela em pó
2 gemas
½ xícara (chá) de suco de laranja
½ xícara (chá) de adoçante dietético em pó próprio para forno e fogão
½ xícara (chá) de margarina sem sal light derretida
½ xícara (chá) de damasco picado ½ xícara (chá) de maçã cortada em cubos
½ xícara (chá) de nozes picadas
Raspas de casca de laranja a gosto
2 claras em neve
Margarina sem sal light e farinha de trigo para untar e enfarinhar a fôrma

Em uma tigela, misture as farinhas, o fermento e a canela. Reserve. Bata ligeiramente as gemas, o suco, o adoçante e acrescente juntamente com a margarina à mistura de farinhas. Em seguida, acrescente o damasco, a maçã, as nozes, as raspas de casca de laranja e misture até que fique homogêneo. Por fim, acrescente e misture delicadamente as claras em neve. Despeje na fôrma untada e enfarinhada e leve para assar no forno médio (180 ºC) preaquecido por cerca de 30 minutos ou até que esteja dourado.

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Almoço de domingo

Ontem teve churrasco lá no tio Mauro e tia Beth.
Deu pra matar a saudade de uma carninha assada e de reunião com a família no domingo!
Estava tudo ótimo. Melhor ainda ter um programa pra passar um dia chuvoso... Botamos o papo em dia e aproveitamos pra babar em cima da Nina, que está cada dia mais linda!
Pra fazer um agrado, levei uma sobremesa. Foi novidade, mas todo mundo gostou.


Cheesecake Romeu e Julieta (receita do site da Nestlé)


Ingredientes


Massa



1 pacote de Biscoito COMBINA COM Aveia e Mel (eu usei bolacha maisena)
100 g de manteiga
Recheio
4 ovos
250 g de ricota
1 copo de Requeijão Cremoso NESTLÉ®
meia xícara (chá) de açúcar
1 colher (chá) de essência de baunilha
1 colher (chá) de raspas da casca de limão 
Cobertura
1 xícara (chá) de goiabada picada (200 g)

Modo de preparo

Massa: Bata os Biscoitos aos poucos no liquidificador até obter uma farofa. Retire do liquidificador, junte a manteiga e misture bem. Forre o fundo de uma fôrma de aro removível (25 cm de diâmetro) e reserve.
Recheio: Bata os ingredientes no liquidificador e coloque sobre a massa da torta reservada. Asse em forno baixo (150ºC), preaquecido, por aproximadamente 60 minutos ou até que fique firme. Deixe esfriar e leve à geladeira por cerca de 4 horas.
 
Cobertura: Misture a goiabada com cinco colheres (sopa) de água, leve ao fogo até dissolver e reserve. Espalhe a cobertura sobre o cheesecake antes de servir.

A IDEIA DO BLOG!

Como tive uma folga na minha rotina de estudos e concursos, ultimamente estou conseguindo me dedicar à minha outra paixão (além do Direito e do Mau!): a culinária!
Sempre adorei cozinhar. Não é bem uma herança de família - já que eu sempre brinco que a minha mãe é a "rainha dos congelados"! heheheh Mas aprendi algumas coisas com minha avó Iva e muitas outras nos livros. Já me perguntaram até quem é a tal de "Dona Benta" que eu consulto! hehehe A internet é outra novidade maravilhosa, pois nos permite encontrar receitas, dicas, modos de cozimento etc (tudo que se imaginar está lá!). Sempre fico muito feliz quando encontro sites e blogs interessantes de culinária - e o principal: receitas que dão certo!
Minha única queixa é não ter mais gente pra provar minha comida!
Por enquanto vou me virando com a janta lá de casa e visitinhas eventuais!
O blog foi criado pra compartilhar ideias, facilitar a troca de receitas (já que o povo vive me pedindo!) e exibir meus dotes culinários!!!
Espero que curtam!